mardi 22 janvier 2008

Gorro

e este gorro ficou assim... adoro riscas!

lundi 21 janvier 2008

Ainda os sapatinhos de bébé

Finalmente a fotografia (tirada com a PSP do Diogo) destes sapatinhos de bébé que se fazem num instante e são um mimo!
Em baixo, uns rolos (bobines?) de lã mohair comprada nesta retrosaria.

vendredi 18 janvier 2008

Complot Dani - 1ere Partie

Chegaram pelo correio esta manhã:) Será um Cachecol para um amigo... Aqui estão mais ou menos 5 cm de uma ida e volta de metro hoje à tarde!
Alina, salutations pour les nouvelles!!!!!!!!!!! :)
Tes laines sont bien arrivées par le courrier cette matin, voici les 5cm d'une allée-retour de metro, qu'est-ce que tu en penses!?

jeudi 17 janvier 2008

Lã poveira

Gostava de saber mais coisas sobre a lã poveira... da sua história ao serviço dos pescadores da Póvoa de Varzim e de tantos outros sítios do litoral português, como na Ericeira, em Peniche...

Quando disse ao meu primo F., um jovem mestre pescador - do qual tenho muito orgulho, e cuja história da primeira vez que foi para o Mar como mestre, sem o Pai, a comandar o barco sozinho e com uma tripulação ao seu cuidado daria um belo filme -, que tinha aprendido a fazer tricot, ele perguntou-me se lhe podia fazer umas meias quentinhas com "aquela lã". Disse-lhe que ainda não sabia fazer tanto, mas o projecto já vai lançado... espero que fique bem!

lundi 14 janvier 2008

Azul castanho

Como não consigo estudar 24 horas seguidas (argumento que espero apaziguar-me), as pausas têm sido destinadas aos atrasados postais de Bom Ano e ao tricot...
Consegui acabar esta manta (- mas confesso que não tive coragem para costurá-la - vai para Ribamar, para as melhores mãos que conheço, da já famosa "Ivone dos Cortinados", que durante anos a fio alegra as casas lá da zona).
Enquanto espero pela chegada destas lãs que a Alina escolheu, incluídas na Missão "Complot Dani", para um novo cachecol, fui experimentando um conjunto de agulhas, de um verde determinado, oferecidas no Natal pela Tia Rosa do N.
Foi o pretexto ideal para pegar na lã poveira (comprada há tantos meses (ano?) na Neto Raposo, junto aos Restauradores - a D. Emília é mesmo muito simpática, na altura disse-me que esta lã era muito usada pelas mulheres dos Pescadores da Ericeira!
Agora, vou lançada no canudo (que para primeiro saiu bem perfeitinho!), de umas meias bem quentinhas, que espero dignas de pescadores e mestres corajosos, nervosa à medida que chega o calcanhar! Tricotar com cinco agulhas é mais fácil do que parece! Já não imagino fazer gorros de outra forma!

samedi 12 janvier 2008

Chá do mês - Dezembro/2007



Uma mistura muito agradável de chá preto, mel, lavanda, morango, aciano e ruibarbo... confesso que estes trés últimos ainda não consigo detectar.
Fotografia retirada do Palais des Thés
Mas em Dezembro houve ainda a flor de chá branco com a Flor Mágica do Amor, aduirida na First Flush, que meteu 5 pessoas, durante 10 minutos a contemplar um bule transparente, enquanto se dava o fenomeno...

Ainda as declarações do ano novo

Em conversa com a Alina:
"Il faut jamais laisser une bonne idée lettre morte"
Depois do estudo para Metodologia da Investigação Jurídica:
"Um objectivo sem um plano é mero desejo!" Saint-Exupéry

mercredi 9 janvier 2008

todo um ritual...


Não sei de quem é esta fotografia, apareceu no meu e-mail!
Comprar meadas sai mais barato que comprar novelos. Não obstante as resmungadelas frequentes de quem é solicitado para emprestar as mãos - mesmo estando ansioso por dar uma mãozinha -, é também mais divertido!

mardi 8 janvier 2008

Amigo das Lãs - Pantufa

O Pantufa é um amigo das lãs que procura uma casa amiga, com espaço, de preferência. Sim, que o Pantufa não é um gato qualquer e está habituado a muitos cuidadinhos e a ter um palácio só para ele.
Se alguém quiser adoptá-lo...



lundi 7 janvier 2008

Receita de sapatinhos para Bébé de 3 meses


FINALMENTE, e depois de uma grande converseta cibernáutica com o GANDA PRIMO dos computadores (por isso é que a malta fica contente que alguém na família tenha ido para o IST, para ajudar nestas coisas:P, right?:) Aqui está uma receita muito fácil e rápida de se fazer. Estes sapatinhos são mesmo um mimo! Já fiz uns, mas como não consigo esperar pela revelação da fotografia, fiz o desenho!
Materal necessário: agulhas n.º 3; 25g de lã para bébé adequadas àquele n.º de agulha e um espera-malhas (que pode ser um gancho, alfinete dama,…)
(Obrigada à Mamã Martinho, ao PG e ao primo-solucionador-de-problemas de se mpre! :) )

mercredi 2 janvier 2008

2008

Um ano novo que começa com o desejo de um pouco mais de método à Teodoro (qual D. Flôr bagunceira me tornei - o cantinho das lãs continua ca'otico, mesmo depois de arrumado!), a companhia dos amigos que costumam estar mais longe :) e graças a eles a descoberta deste livro absolutamente lindo!

Magia

Com a rapidez e facilidade com que (quase) tudo gira hoje em dia, foi bom redescobrir o prazer de viajar e de descobrir nas prateleiras de algumas livrarias parisienses (e montras também) livros inesperados que ainda que vistos através da amazon, c'est pas du tout la même chose!

Chez Alina (antes da constipação :P) e o Haute Couture pour Bébés,
com uma pequena ficha de leitura aqui, eis o somário com os modelos de que mais gostei... lindo!

E ainda a pensar na conchita, este livro :