mercredi 21 mars 2007

Uma ideia gira

Vem hoje no Público, aquele jornal que mudou tanto que desde o início do ano ainda não me acostumei à nova formatação, uma notícia muito gira, contada pela Sara Dias de Oliveira. Aqui vai um bocadinho do texto:

Colcha de croché gigante de Joana Vasconcelos vai cobrir torre de castelo


"A A ideia era recuperar tradições e a artista plástica lembrou-se de valorizar um hábito em vias de extinção: estender o melhor objecto têxtil à varanda no dia das procissões. Dias de festa. Quando olhou para o castelo de Santa Maria da Feira viu "a principal varanda" da cidade. E assim nasceu o conceito da "supercolcha", principal protagonista da instalação que integrará o programa do próximo Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira (de 17 a 19 de Maio).
Ao todo, quase oito metros de comprimento de renda na torre de menagem. (...) A toalha gigante será formada por 12 colchas redondas de croché, unidas entre si e agregadas a uma estrutura de cabos de aço, de forma a manter a colcha esticada, dando a sensação de estar estendida à janela do castelo feirense. (...) "O desafio passou também por envolver a comunidade local (...). Mais de 500 mulheres, de várias instituições das 31 freguesias do município feirense, estão a fazer rosetas para 12 colchas, com desenhos diferentes. Os alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas da Feira são responsáveis pelos 80 flocos da colcha. A autora definiu algumas regras, antes de se arregaçarem as mangas. Linha branca de algodão, Âncora número seis e agulha número dois ou três. "Para ter uma identidade o mais portuguesa possível", explica. O resto ficou ao critério das senhoras. "É importante deixar que as pessoas usem as técnicas que conhecem e que isso transpareça" no trabalho. "Vai ser quase como um apanhado, como uma memória de técnicas que estão a desaparecer...

BOA!

Aucun commentaire: